Blog

Arduino e mundo maker

Arduino Uno

O Arduino Uno é uma placa de desenvolvimento de código aberto muito popular no campo da eletrônica e programação. Ele é baseado em um microcontrolador chamado Atmega328P e possui uma variedade de pinos de entrada/saída que permitem que você se conecte a sensores, atuadores e outros componentes eletrônicos. O Arduino Uno é projetado para ser…
Leia mais

LCM1602

Para usar o display LCD LCM1602 (ou LCM1602 I2C) com o Arduino, você precisará seguir alguns passos: Com essas etapas, você deve conseguir usar o display LCD LCM1602 (I2C) com o Arduino. Certifique-se de ter instalado a biblioteca LiquidCrystal_I2C corretamente em seu IDE do Arduino. Lembre-se também de verificar o endereço I2C correto do seu…
Leia mais

RFID MFRC522

Para usar o módulo RFID MFRC522 com Arduino, você precisará seguir os seguintes passos: #include <SPI.h> #include <MFRC522.h> #define RST_PIN 9 #define SS_PIN 10 MFRC522 mfrc522(SS_PIN, RST_PIN); void setup() { Serial.begin(9600); SPI.begin(); mfrc522.PCD_Init(); Serial.println(“Aproxime o seu cartão RFID…”); Serial.println(); } void loop() { if ( ! mfrc522.PICC_IsNewCardPresent()) { return; } if ( ! mfrc522.PICC_ReadCardSerial()) {…
Leia mais

Arduino Uno – Fontes de alimentação de energia

O Arduino Uno pode ser alimentado de várias maneiras. Aqui estão algumas opções comuns: Lembre-se de que, independentemente do método escolhido, é importante respeitar as limitações de tensão e corrente do Arduino Uno para evitar danos. Consulte a documentação oficial do Arduino para obter informações mais detalhadas sobre os requisitos de alimentação.

Sensor Ultrasonico HC-SR04

O sensor ultrassônico HC-SR04 é amplamente utilizado em projetos Arduino para medir distâncias. Ele funciona enviando ondas sonoras de alta frequência e calculando o tempo que leva para o som refletir em um objeto e retornar ao sensor. Com base nesse tempo, você pode calcular a distância entre o sensor e o objeto. Aqui está…
Leia mais

Soft skills

As soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, são competências não técnicas que afetam a forma como interagimos com os outros, lidamos com desafios e realizamos nossas tarefas no ambiente de trabalho. Elas são essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, e têm se tornado cada vez mais valorizadas pelas empresas. Aqui estão algumas das…
Leia mais

O que é Arduino

Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto usada para criar projetos interativos. Consiste em uma placa de circuito com um microcontrolador programável e uma série de pinos de entrada e saída que permitem conectar sensores, atuadores e outros componentes eletrônicos. O Arduino também possui uma linguagem de programação simplificada que facilita a criação e…
Leia mais

ESP8266

O ESP8266 é um módulo de baixo custo e fácil de usar que combina um microcontrolador e um módulo Wi-Fi integrado. Quando combinado com a plataforma Arduino, o ESP8266 oferece várias vantagens: Conectividade Wi-Fi: O ESP8266 fornece conectividade Wi-Fi, permitindo que o dispositivo se comunique com outros dispositivos conectados à mesma rede ou com a…
Leia mais

Impressão 3D com filamento

A impressão 3D por filamento é um método popular de impressão 3D em que um objeto é construído camada por camada a partir de um filamento plástico derretido. Nesse processo, um filamento de plástico é alimentado em uma extrusora aquecida, onde é derretido e depositado em camadas sucessivas para formar o objeto desejado. Existem vários…
Leia mais