LCM1602

Para usar o display LCD LCM1602 (ou LCM1602 I2C) com o Arduino, você precisará seguir alguns passos:
- Conexões físicas:
- Conecte o pino VCC do display LCD ao 5V do Arduino.
- Conecte o pino GND do display LCD ao GND do Arduino.
- Conecte o pino SDA do display LCD ao pino A4 (ou SDA) do Arduino.
- Conecte o pino SCL do display LCD ao pino A5 (ou SCL) do Arduino.
- Inclua a biblioteca LiquidCrystal_I2C:
- No IDE do Arduino, clique em “Sketch” e depois em “Incluir Biblioteca” e selecione “LiquidCrystal_I2C”.
- Inicialize o objeto LiquidCrystal_I2C:
- Adicione o seguinte código no início do seu sketch do Arduino:
#include <Wire.h>
#include <LiquidCrystal_I2C.h>
// Define o endereço I2C do display LCD
#define LCD_ADDRESS 0x3F // Endereço padrão, mas pode ser diferente em alguns módulos
// Define as conexões do display LCD com o Arduino
LiquidCrystal_I2C lcd(LCD_ADDRESS, 16, 2);
- Adicione o seguinte código no início do seu sketch do Arduino:
- Configurar o display LCD:
- No método
setup()
do seu sketch, adicione o seguinte código para configurar o display LCD:void setup() {
// Inicializa a comunicação I2C
Wire.begin();
// Inicializa o display LCD
lcd.begin(16, 2);
// Liga o backlight (se disponível)
lcd.backlight();
// Limpa o conteúdo do display LCD
lcd.clear();
}
- No método
- Exibir texto no display LCD:
- No método
loop()
do seu sketch, você pode usar as funçõeslcd.print()
elcd.setCursor()
para exibir texto no display LCD:void loop() {
// Define a posição do cursor no display LCD (coluna, linha)
lcd.setCursor(0, 0);
// Exibe o texto no display LCD
lcd.print("Hello, World!");
}
- No método
Com essas etapas, você deve conseguir usar o display LCD LCM1602 (I2C) com o Arduino. Certifique-se de ter instalado a biblioteca LiquidCrystal_I2C corretamente em seu IDE do Arduino. Lembre-se também de verificar o endereço I2C correto do seu módulo, pois pode variar dependendo do fabricante.